VOCÊ COSTUMA LER ALGUM BLOG DE TECNOLOGIA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest

Por que as pessoas leem blogs de tecnologia? Você costuma ler algum blog de tecnologia? Então você investiu em uma estratégia de conteúdo, empregou ótimos criativos e publicou regularmente novas postagens no blog. Você tem tráfego chegando em seu site, está convertendo parte desse tráfego de leitor casual em cliente convertido e as coisas estão melhorando.

Mas espere: você já parou para se perguntar por que as pessoas estão lendo seu blog? Não estou falando sobre a origem dos leitores – o Google Analytics dirá isso -, mas por que eles estão chegando ao seu site.

E não, não estou falando de palavras-chave, títulos de clickbait ou estratégias de SEO que você e sua equipe implementaram para atrair cliques.

Vá mais básico: o que motiva as pessoas a ler blogs em geral e por que elas optam por ler seu blog de tecnologia especificamente?

É uma pergunta diferente e sobre a qual os profissionais de marketing de conteúdo geralmente não refletem, assumindo que as pessoas irão procurar por conteúdo e que um bom conteúdo atrairá mais desses interessados.

Mas, na verdade, é um pouco mais complicado que isso, e responder à pergunta do seu blog pode ajudar a criar um conteúdo melhor, servir os leitores com mais eficiência e manter as pessoas voltando.

Neste post, exploraremos as razões pelas quais as pessoas leem ou devem ler blogs de tecnologia – qual delas trouxe você aqui?

POR QUE AS PESSOAS LEEM BLOGS?

Pela primeira vez, os proprietários de blogs – incluindo empresas – poderiam ter uma compreensão clara dos motivos pelos quais as pessoas estavam chegando em seus sites e o que esperavam encontrar quando chegassem.

No entanto, o que não fez foi procurar classificar os leitores em nove grupos. De fato, algumas das razões pelas quais os leitores chegaram a um blog em busca de informações estavam conscientes e relacionadas ao uso da Internet, enquanto outras estavam inconscientes e relacionadas ao estilo de vida mais amplo e às premissas de vida dos leitores.

Além do mais, alguns dos motivos foram decididamente próximos (tendo algo a ver com a ação específica de buscar informações em um blog neste momento específico), enquanto outros eram mais gerais, talvez definindo os blogs como uma fonte preferida de informações sobre um assunto em comparação com fontes de mídia concorrentes.

Para os profissionais de marketing, o reconhecimento dos motivos pelos quais o leitor escolhe buscar informações em blogs e a consideração dos fatores específicos que estão direcionando os leitores para o blog especificamente é uma etapa importante no desenvolvimento, lançamento e manutenção de uma estratégia de criação de blog e conteúdo.

Analisaremos as razões pelas quais as pessoas leem os blogs de tecnologia, um por um.

1. BUSCA DE INFORMAÇÕES EM SITES DE TECNOLOGIA

Os blogs de tecnologia são atualizados regularmente, indexados rapidamente pelos mecanismos de pesquisa e geralmente mantidos pelos mestres do nicho específico em que o blog é focado. Isso faz do blog uma fonte conveniente de informações para os leitores que desejam descobrir o que está acontecendo em um determinado domínio agora, pois as informações melhores e mais recentes são apenas uma pesquisa no Google e a um clique de distância.

2. SENTIMENTOS ANTI-TRADICIONAIS DA MÍDIA

Os blogs representam uma espécie de mídia cidadã. Eles podem ser financiados por uma empresa ou ser o único meio de aumentar a receita de um blogueiro individual, mas permanecem distantes das empresas multibilionárias que são a mídia tradicional ou convencional. Quando um leitor de blog tem motivos para desconfiar das fontes tradicionais de informação, os blogs preenchem a lacuna.

3. ORIENTAÇÃO

Os blogueiros de tecnologia fazem parte da mídia cidadã, mas estão mais alinhados com a coluna editorial, que as notícias estritas e sem sentido juntam os braços da mídia tradicional. Como resultado, é provável que os blogueiros compartilhem suas opiniões livremente e alguns leitores cheguem não apenas para descobrir o que o blogueiro acredita, mas também por que eles acreditam nisso. A combinação de opinião e explicação é o condutor aqui.

4. VARIEDADE DE OPINIÃO

A blogosfera tem uma variedade de opiniões e pontos de vista que a mídia tradicional e tradicional nunca poderia oferecer. Se você quer uma opinião, leia um jornal; se você quiser todas as opiniões, leia os blogs.

Finalmente, a última razão pela qual os leitores recorrem aos blogs é quando eles têm uma consulta específica. Talvez eles estejam buscando um certo fato. Procurando informações que a Wikipedia simplesmente não poderia oferecer. Ou procurando uma opinião de especialista oferecida gratuitamente por alguém bem conhecido no campo. Seja qual for o motivo, quando um leitor tem uma consulta específica, quase sempre há um blog com uma resposta.

Então, qual dessas razões descreve por que as pessoas leem seu blog de tecnologia?

Para muitas empresas – e especialmente empresas que seguiram o conselho de consultores de SEO e especialistas em marketing de conteúdo. A tendência é imaginar que os leitores do blog cheguem estritamente a informações específicas.

Portanto, é importante desenvolver postagens de blog sobre palavras-chave, termos semânticos que aparecerão no alto das páginas de resposta dos mecanismos de pesquisa e que estejam diretamente relacionados ao negócio e ao seu domínio. As postagens do blog não são sobre criar comunidade, mas também sobre o desenvolvimento do ‘suco’ que ajudará a levar a página de negócios ao topo da santificada ‘Página Um’ do Google.

COMO ATRAIR LEITORES AOS MEU BLOG DE TECNOLOGIA?

Revise a lista acima e faça a si mesmo perguntas como:

  • Como posso posicionar meu blog em relação às fontes de mídia tradicionais para obter uma participação maior do público?
  • Como posso fornecer uma maneira de meus leitores se sentirem parte de uma comunidade?
  • O que fazer para incentivar a interação no meu blog e gerar discussões?
  • Qual é o ambiente do meu blog? É este o ambiente que funciona para o meu público?
  • Tenho várias vozes e problemas no blog? Preciso oferecer mais aos leitores?
  • Devo trazer um ângulo político para as postagens do blog que público, ou é melhor que a empresa permaneça neutra?

Ao entender todos os possíveis fatores por trás da decisão que um leitor toma para visitar seu blog, é possível elaborar uma estratégia de blog mais eficaz, fornecer o conteúdo que ele deseja e esperar e desenvolver e um público-alvo que continuará voltando dia após dia, devido ao valor que você oferece.

Escrito por ADRSMARKETING
O Marketing Digital é uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio, trazendo mais visibilidade e proximidade com seu cliente.

Posts Relacionados

Social Media

COMO TORNAR SEU PERFIL MAIS VISÍVEL

Como um profissional de marketing, você sabe que um perfil de mídia social desempenha um papel importante em sua estratégia de marketing. Definitivamente, você o

Marketing digital

DICA: MELHORES APPS PARA VÍDEO

Nenhum outro dispositivo se incorporou mais às vidas das pessoas do que o smartphone. Os usuários estão gastando mais tempo em seus celulares do que

Marketing digital

EMPREENDEDOR VS. INFOPRODUTOR

A palavra empreendedorismo é um termo geral que pode significar muitas coisas para pessoas diferentes. É por isso que decidi escrever sobre o que é