Chatbots: o que são e como eles ajudam com a venda online?

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Chatbots (nome completo Chatterbot) é um programa de computador que simula um ser humano na conversa com outras pessoas.

Basicamente, os objetivos iniciais são responder perguntas de forma pessoal para o usuário, para que ele pense estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

O chatbot hoje é muito usado nas vendas online. Quantas vezes você já foi “abordado por atendentes” em sites, que tentavam iniciar um diálogo com você? Portanto, este artigo visa trazer mais informações sobre o chatbot e como estes podem ajudar nas vendas.

O chatbot

O chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, através de uma Inteligência Artificial. Ela simula a conversa humana – e é isso.

Através do chatbot, torna mais fácil as tarefas burocráticas e repetitivas, deixando o humano para resolver problemas mais complexos.

Por outro lado, o termo Chatterbot surgiu da junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e da palavra bot (abreviatura de robot). Ou seja, um robô (em forma de software) que conversa com as pessoas.

Tipos de chatbots

Eles podem ser classificados em dois tipos, basicamente: o chatbot simples e o avançado.

O chatbot simples
Este também é conhecido como “chatbot baseado em regras”, e possui uma lógica de funcionamento muito simples.

Basicamente, enquanto o usuário vai escrevendo a mensagem, o programa vai aprendendo sobre o que o usuário quer dizer a partir de palavras-chaves definidas na programação do software.

Portanto, é como se eles possuíssem um núcleo de “perguntas e respostas”, buscados a partir do que o usuário fala.

Por outro lado, se sua mensagem não tiver qualquer palavra-chave cadastrada no software, ele não conseguirá entender o que você quer dizer e poderá responder suas perguntas de forma genérica, ou com mensagem do tipo “desculpe, não entendi”.


Os chatbots avançado

Este é complexo porque é baseado na inteligência artificial quando se comunica com os usuários.

A inteligência artificial adentra aqui como o diferencial. O processo do chatbot funciona diferente: ele registra as palavras escritas pelo usuário, para processá-las.

Então, ele não oferece respostas pré-programadas, mas sim com sugestões sobre cada assunto, mesmo que ocorra uma pergunta não programada.
Chatbots são criados através de computação em nuvem. Existem diversos prós para se utilizar esta tecnologia, mas também, claro, alguns contras também estão ali.


Vantagens de utilizar os chatbots

Atendimento 24h por dia, todos os dias da semana.
Atendimento múltiplo: o mesmo chatbot pode atender milhares de pessoas simultaneamente, assim, otimizando o tempo e automatizando serviços.
Dispensa a necessidade de grandes equipes. Isso facilita a gestão de pessoas e diminui os gastos.

Ajuda a empresa se expandir a diversos países, visto que o chatbot pode ser configurado em diversos idiomas.
Pode ser usado como forma de obter feedback dos clientes, além de obter dados fieis de atendimento.


Automatiza a venda.

Faz parte de uma solução estratégica para os organizadores.
Desvantagens de utilizar os chatbots

A falta de empatia. Como é uma inteligência artificial, não possui sentimentos humanos. E por conta disso, pode não ter empatia para com o cliente que esteja passando por alguma dificuldade;

Podem possuir demora na resposta de um atendimento, fazendo com que clientes não gostem disso.
Muitos clientes não gostam de falar com um “robô”, pois preferem o trato do funcionário humano.

Desta forma, claramente, o chatbot não substitui o funcionário humano, mas sim auxilia para que este atendimento seja otimizado e automatizado.
Algumas ferramentas de chatboot que podem ser utilizadas:
Facebook Messenger;
Manychat;
Huggy;
Drift.

Chatbots no mundo

As empresas se preocupam em atingir todos públicos, e o chatbot tem uma grande importância nesse processo, porque eles conseguem fidelizar os clientes, informando-os sobre os mais diversos assuntos.

Um fator que deve ser considerado, é a captação de dados através das interações com os clientes, fazendo com que a empresa consiga prever quais serão as necessidades futuras de seus consumidores, já que dados são a matéria mais valiosa de uma empresa. 

De acordo com a revista Forbes, dezenas de empresas já estão usando chatbots tanto para interagir com seus clientes quanto para receber pagamentos. Receber pagamentos on- line, aliás, é outra funcionalidade possível de ser executada por web robots.

Eles conhecem o histórico dos usuários e podem facilitar na hora de oferecer condições de fechamento da compra, produtos complementares, entre outras funções que ajudam a melhorar a experiência e a potencializar as vendas. Entre as empresas que já fazem uso de chatbots destacam -se bancos e grandes sites de notícia. 

A evolução dos chatbots: curiosidade!

O Facebook desligou um dos projetos de inteligência artificial em julho de 2017, após descobrirem que seus chatbots estavam criando sua própria linguagem para comunicação.

Os chatbots Alice e Bob criados pelo Facebook estavam criando um idioma próprio e passaram a agir de forma diferente da que foi descrita por seus programadores no início do projeto. Os pesquisadores identificaram que a dupla de chatbots desenvolveu uma forma própria de se comunicar, utilizando padrões e repetições de palavras em inglês.

O que chamou mais a atenção dos pesquisadores foi que os bots usaram de artifícios no meio das conversas, fingindo interesse em assuntos apenas para obter o que desejavam. O projeto foi desligado quando a equipe da rede social entendeu que a mudança de padrão tornava difícil demais analisar os dados e adotar o projeto.

Isso demonstra uma grande eficiência por parte dos chatbots, e também progresso quanto as inteligências artificiais.

Conclusão

Chatbots são ótimas ferramentas de conversão de clientes. Além disso, economizam recursos da empresa – financeiros e humanos – possibilitando a alocação estratégicas deles.

Por fim, eles não substituem os humanos! Mas sim, servem para auxiliá-los na execução de tarefas simples e repetitivas, também servindo como atendimento preliminar em websites.
Implante já um chatbot no seu negócio.

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Escrito por ADRSMARKETING
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