BLOG: SAIBA COMO MONETIZAR O SEU

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest

Monetize seu blog! Não seria ótimo se você tivesse a oportunidade de viver exclusivamente da renda do seu blog? Certamente sim! Mas apenas, a web está cheia de mais de 1,6 bilhão de sites, incluindo mais de 500 milhões de blogs. Com uma quantidade tão grande, fica difícil ganhar visibilidade rapidamente e, portanto, desenvolver seu negócio.

Fique tranquilo, porém, já que algo “difícil” não é necessariamente “impossível” e se você deseja rentabilizar seu blog pode consegui-lo. Além disso, existem muitos métodos que você pode usar para atingir seus objetivos.

Para isso, você deve optar por uma postura empreendedora e realizar determinadas ações a montante que irão garantir o sucesso do seu blog. Esses são os pontos que abordaremos ao longo deste artigo para rentabilizar efetivamente um blog.

Ganhar dinheiro com o seu blog é possível e talvez você sonhe com isso. Mas vamos ser honestos, essa monetização não acontecerá da noite para o dia.

De antemão, seu blog deve ser bem referenciado, o que significa que você deve cuidar do SEO de cada um de seus artigos. Isso permitirá que você aumente o tráfego e ganhe notoriedade. Assim que estiver bem posicionado, é mais fácil rentabilizar o seu blog, e várias soluções estão à sua disposição: vamos ver quais.

1. AFILIAÇÃO

A afiliação é uma estratégia muito popular para ganhar dinheiro com o seu blog e é muito fácil de operar. Consiste em promover um produto ou serviço adicionando um link ao produto em questão. Quando um de seus leitores clica nesse link e faz uma compra, você ganha uma comissão.

Graças à afiliação, você pode promover dois tipos de produtos:

  • Produtos físicos: as comissões giram em torno de 10%
  • Produtos desmaterializados: as comissões são maiores e podem ir até 50%

Seja qual for o produto que você está promovendo, ele deve estar relacionado ao tema do seu blog e corresponder ao seu público-alvo. Para promover um produto, você pode adicionar um banner no seu blog ou citar o produto em um artigo, em seu boletim informativo ou nas redes sociais.

2. ARTIGOS PATROCINADOS

Como parte de um artigo patrocinado, você é pago por uma marca para escrever e publicar um artigo sobre ela em seu blog.

O assunto de tal artigo, portanto, não é gratuito: você deve trazer valor agregado para seus leitores, ao mesmo tempo que promove seu anunciante. Este último pode querer:

  • Ganhar visibilidade com seus leitores que são clientes em potencial
  • Obter links internos para melhorar seu SEO, vender seu produto, etc.

Em relação à remuneração, ela é bem maior do que com a filiação. Na verdade, quanto mais tráfego você tem em seu blog, mais você pode aumentar sua taxa de um artigo patrocinado.

Embora a recompensa possa ser tentadora, escreva artigos patrocinados nos quais você possa manter na sua linha editorial.

3. PUBLICIDADE

Um pouco menos sutil que a afiliação ou um artigo patrocinado, a publicidade ainda permite que você monetize seu blog.

Você pode adicionar anúncios de banner para o seu blog. Mas como fazer isso? Para exibir publicidade em seu blog, você deve procurar uma agência de publicidade, a mais famosa é o Google AdSense. Você pode então escolher o tipo ou formato dos anúncios que serão exibidos em seu blog.

A remuneração é geralmente feita em CPC (Custo Por Clique) e é bastante baixa. Você ganha centavos por clique. No entanto, contanto que você tenha tráfego para seu blog, esse método tem a vantagem de funcionar por conta própria.

Tenha cuidado para não colocar muitos anúncios em seu site, sob o risco de irritar seus leitores, ou até mesmo assustá-los.

4. VENDA SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS NO SEU BLOG

Um site é um lugar onde você compartilha artigos, mas não só. Nada o impede de vender produtos ou serviços, especialmente se você tiver um site profissional.

As possibilidades são inúmeras, pois além de vender serviços relacionados à sua área de atuação, você pode monetizar ebooks, tutoriais, treinamentos, etc. Uma das principais vantagens desse método é que você pode fornecer aos seus leitores conteúdos e soluções variados, mas complementares.

5. ASSINATURAS NO BLOG

Aqui está uma última maneira de ganhar dinheiro com seu site: assinaturas. O princípio é simples e já é utilizado por muitos sites, principalmente sites de notícias.

Ao configurar assinaturas, você oferecerá dois tipos de conteúdo:

  • Conteúdo gratuito acessível a todos os seus leitores
  • Ou conteúdo pago disponível para seus assinantes

Este conteúdo pago deve ser único, então é melhor que seu blog aborde um tópico específico. Seus leitores não pagarão uma assinatura se puderem encontrar as informações em outro lugar e gratuitamente.

Veja, há muitas maneiras de ganhar dinheiro com seu blog. Mas lembre-se, você deve primeiro trabalhar em seu SEO para ganhar visibilidade e aumentar seu tráfego. Em seguida, basta escolher a (s) solução (ões) mais relevante (s), levando em consideração seu tema e seu orçamento. Conhece outras maneiras de monetizar um blog? Por fim, monetize seu blog! Fique à vontade para compartilhar suas dicas nos comentários.

Escrito por ADRSMARKETING
O Marketing Digital é uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio, trazendo mais visibilidade e proximidade com seu cliente.

Posts Relacionados

Marketing digital

BLOG: SAIBA COMO MONETIZAR O SEU

Monetize seu blog! Não seria ótimo se você tivesse a oportunidade de viver exclusivamente da renda do seu blog? Certamente sim! Mas apenas, a web