OS MECANISMOS DE BUSCA E COMO USA-LOS AO SEU FAVOR

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Há uma enorme quantidade de informações na Internet (vários milhões ou bilhões de documentos), e essas informações são atualizadas principalmente diariamente. Os mecanismos de pesquisa são serviços on-line, facilitando a localização de uma página usando uma ou mais palavras- chave em um formulário de pesquisa!

Um mecanismo de pesquisa funciona graças a um grande número de servidores chamados robôs (rastreadores ou aranhas) responsáveis ​​pela navegação na Web, seguindo recursivamente os links de milhões de páginas da Web e indexando o conteúdo em bancos de dados gigantescos para permitir o interrogatório.

Nenhum mecanismo de pesquisa pode navegar em todas as páginas em um dia (esse processo geralmente leva várias semanas); portanto, cada mecanismo adota sua própria estratégia ao tentar determinar com que frequência os sites são atualizados.

O USO DE MECANISMOS DE PESQUISA

Quando o usuário de mecanismos de pesquisa preenche o formulário de pesquisa, ele especifica as palavras que está procurando, a solicitação é enviada ao mecanismo de pesquisa que consulta seus bancos de dados para cada uma das palavras e depois refina a pesquisa removendo as páginas que não são adequadas.

Em seguida, ele retorna uma lista de resultados contendo links para páginas, com o início do texto da página ou o texto especificado pelo criador da página usando tags específicas, chamadas meta -tag.

Essas respostas são listadas em ordem de relevância, correspondendo a critérios específicos para o mecanismo de pesquisa, como a porcentagem de palavras correspondentes à pesquisa, o número de links apontando para cada página, o índice de densidade (o número de ocorrências de cada uma das palavras-chave na página) etc.

Os motores de busca trabalham em três etapas. Primeiro, a exploração que consiste em rastrear a Web por robôs para coletar informações em páginas da Web. Depois, é a indexação: os dados são analisados ​​e classificados em um banco de dados, a fim de permitir sua exploração. Finalmente, um usuário faz uma solicitação. Um algoritmo é aplicado para identificar no índice os sites que melhor correspondem às palavras-chave da pesquisa.

COMO O GOOGLE DEFINE SITES DE QUALIDADE ATRAVÉS DOS MECANISMOS

Os rastreadores navegam e organizam constantemente o conteúdo de páginas da web e outras informações publicamente disponíveis no índice de pesquisa do Google.

O processo de exploração começa com uma lista de endereços da Web de explorações anteriores e “sitemaps” ou (mapa do site) fornecidos por “webmasters”. À medida que os rastreadores do Google visitam esses sites, eles procuram links para outras páginas para navegar. O algoritmo presta atenção especial a novos sites, modificações nos sites existentes e links não funcionais (páginas 404, erro 301 etc.).

Assim que os rastreadores detectam uma página da web, os sistemas a visualizam, como em um navegador. O Google monitora certos sinais importantes, como palavras-chave e o nível de atualização do site, registrados no índice de pesquisa do Google.

O índice de pesquisa do Google contém centenas de bilhões de páginas da Web e seu tamanho é superior a 100 milhões de gigabytes. Parece o índice que você encontra no final de um livro, com a diferença de que ele lista todas as palavras em todas as páginas da web. Quando o robô indexa uma página da Web, associa-a às entradas de todas as palavras exibidas na página.

ALGORITMOS DE PESQUISA

O Google usa algoritmos de pesquisa de diferentes maneiras:

  • Analisando dos termos de pesquisa
  • Pesquisando correspondências
  • Classificando as páginas de acordo com sua utilidade
  • Considerando do contexto
  • Exibindo os melhores resultados

Os algoritmos são refinados continuamente por milhares de engenheiros que inventam novos métodos de pesquisa. De fato, a Web está em constante evolução, com centenas de novas páginas publicadas a cada segundo. Essa é a razão pela qual o Google está constantemente rastreando a web para indexar novos conteúdos.

Dependendo da sua consulta, algumas páginas de resultados mudam rapidamente, enquanto outras permanecem estáveis.

Como resultado, muitas empresas estão tentando se posicionar no topo dos resultados de pesquisa. Além disso, novos negócios especializados em otimização SEO (ou Search Engine Optimization) há vários anos. Algumas empresas optam por pagar para aparecer no topo dos resultados de pesquisa por meio de “links patrocinados” ou “anúncios”.

OTIMIZAÇÃO SEO

O SEO ou (Search Engine Optimization) melhora a classificação dos resultados de pesquisa no site. Para isso, os editores devem escolher as palavras-chave em seu conteúdo editorial e colocá-las em lugares estratégicos. A referência natural deve ser diferenciada da referência paga de anúncios e links patrocinados.

Como muitos mecanismos de pesquisa, muitos dados pessoais são coletados durante a navegação na web (identificadores, pesquisas, cookies etc.) e podem ser usados ​​para fins comerciais ou maliciosos.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS NA OTIMIZAÇÃO DOS MECANISMOS DE PESQUISA

O critério de popularidade baseado em links de entrada foi rapidamente entendido por especialistas em SEO que, portanto, concentraram seus esforços na busca desses links famosos, às vezes chegando ao ponto de pagar outros sites para publicar um link de referência em direção ao site deles.

Essa estratégia de “criação de links” distorceu esse critério de qualidade porque os links não foram mais adicionados naturalmente. Qualquer site que pudesse pagar por esses links era, portanto, considerado um site de “qualidade”.

Essa técnica de SEO para manipular os mecanismos de pesquisa é, portanto, cada vez mais repreendida pelos moderadores (responsáveis ​​por monitorar esse tipo de prática) que não hesitam em fazer o downgrade de um site ou mesmo o banem dos resultados de pesquisa. Os sites que usam esse tipo de processo para melhorar seu posicionamento devem, portanto, ter cuidado, pois as verificações são cada vez mais frequentes.

Portanto, outros critérios são levados em consideração para avaliar a qualidade dos sites e sua importância está crescendo. Por exemplo, o Google está muito atento à maneira como o conteúdo das páginas da web é organizado (títulos explícitos, partes, sub-partes, imagens etc.), o tempo de carregamento necessário para exibir o conteúdo, links internos ou até mesmo o fato que os sites se adaptem a todos os tipos de resolução de tela, essa técnica é chamada de “web design responsivo”. O objetivo é sempre o mesmo: oferecer sites bem organizados que ofereçam uma experiência de qualidade ao usuário.

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Escrito por ADRSMARKETING
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